segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A montanha-russa vascaína

>
No fim de 2010, ninguém sabia o que era o Vasco da Gama. Era um misto de decepção, agonia, tristeza e "o que vai acontecer conosco ?" nítido pelos lados de São Januário. A décima primeira colocação, bem no meio da tabela do Brasileirão, mostrava bem o rumo que o time da Cruz de Malta tinha na época. nenhum. 
.
Então comandado pelo técnico PC Gusmão, o time tem a proeza de perder para Resende, Nova Iguaçu e Boavista no primeiro turno do campeonato carioca, a Taça Guanabara. O treinador foi demitido (como sempre acontece no futebol brasileiro quando o time está mal) e Ricardo Gomes foi contratado. As expectativas eram as piores possíveis, já que ele vinha de um péssimo trabalho feito no São Paulo e ninguém sabe ao certo como o admitiram na equipe carioca.
.
A realidade é que a equipe encaixou sob sua batuta e, para a surpresa de muitos, reagiu. Ganhou a Copa do Brasil e foi vice-campeã do campeonato brasileiro
.
Mas, na última rodada do primeiro turno, no Clássico dos Milhões contra o Flamengo, o técnico tem um Acidade Vascular Cerebral e fica internado por muito tempo, tendo que dar um tempo em sua carreira. Seu auxiliar, Cristóvão Borges, assume enquanto Ricardo Gomes está em coma graças ao AVC. Ele dá prosseguimento ao bom momento do time e leva os cruzmaltinos ao vice-campeonato, como já foi dito.
.
Também tivemos uma bela campanha na Copa Libertadores da América de 2012, na qual a equipe avançou até as quartas-de-final e só foi eliminada pelo Corinthians, que se sagraria campeão da Libertadores
.
Todo esse bom rendimento, porém, mascarou a situação interna do clube. Roberto Dinamite, maior ídolo e presidente do Vasco, tomou o poder para si e ficou em uma situação horrenda: acumulou boa parte do poder interno (principal ponto de divergência entre ele e qualquer tipo de pessoa com o mínimo de discernimento com o antigo mandatário do clube, Eurico Miranda) para manter a paz (?) interna e via todo o dinheiro do Vasco, viesse de onde viesse, ir quase que na íntegra para sanar as infindáveis dívidas contraídas desde sempre.
.
Após a eliminação da Libertadores, a diretoria vendeu jogadores importantes: o lateral-direito Fagner, o volante Rômulo e o meia Diego Souza - que ficou marcado pelo gol perdido contra o Corinthians no Pacaembu
.
Mas, como tudo no Vasco parece ser emocionante, a montanha-russa na qual o clube vive sob o comando de Dinamite desceu novamente - e com tudo. A equipe sentiu falta de seus desfalques, o zagueiro de seleção Dedé sofreu várias contusões e não conseguiu repetir o brilhante 2011 que fez e outros nomes importantes, como o atacante Éder Luis, o centroavante Alecsandro e o armador Felipe não se ajustaram.
.
Fiz ontem o jogo Vasco 0x3 Sport e vi um time apático e pavoroso em campo. Sem força alguma, com a torcida protestando contra tudo e todos - com razão. A partida custou o cargo de Marcelo Oliveira, que tinha entrado no lugar do também demitido Cristóvão. Agora a diretoria quer trazer novamente Ricardo Gomes para 2013. 
Um presidente que acaba com o próprio time e faz o que mais criticava em seu antecessor, uma equipe desfigurada, uma torcida apaixonada e ferida. O que será do Vasco em 2013 ?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :