segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tabelão do futebol gringo 2011-2012 - II

>
Continuamos com o tabelão do futebol estrangeiro, falando um pouco sobre alguns campeonatos europeus:
.
NACIONAIS
.
FRANÇA
.
Comprado por milionários do mundo árabe, o grande destaque da Ligue 1 era o Paris Saint-Germain, com jogadores do calibre de Pastore, Ménez e Gameiro. O time da capital ficou na briga até o fim, mas foi vice-campeão. O campeão foi o surpreendente Montpellier, que nunca havia ganho o título nacional. Os últimos campeões nacionais (Lille, Lyon e Bordeaux) vieram na sequência, arrebatando as vagas para as competições européias. O destaque negativo foi o Olympique de Marseille, clube mais popular do país e que ficou apenas na décima colocação. Nas copas nacionais, a surpresa do ano: o Quevilly, da terceira divisão nacional, chegou até a final, perdendo para o Lyon e deixando ótima impressão.
.
Campeão: Montpellier (1° título)
Vice-campeão: Paris Saint-Germain
Champions League: Lille
Liga Europa: Lyon e Bordeaux
Rebaixados: Caen, Dijon e Auxerre
Promovidos: Bastia, Reims e Troyes
Campeão da copa: Lyon
Campeão da copa da liga: Olympique de Marseille
.
HOLANDA
.
Pela primeira vez em muito tempo, os três grandes times holandeses foram os ponteiros da Eredivisie. O país, que viu o surgimento de uma "classe média" de grupos bem forte, viu na temporada a tradição falar mais alto. Como no ano passado, no qual também levou o caneco, o Ajax teve um crescimento vertiginoso no final do campeonato e faturou o bicampeonato. O Feyernoord, que quase foi rebaixado na competição anterior, ressurgiu das cinzas para um brilhante vice-campeonato - e para a Champions League. Fechando o trio de gigantes nacionais, o PSV, já na Liga Europa. Vale lembrar também que a Holanda será o único país com cinco times na segunda competição européias, já que o país foi agraciado com uma vaga extra graças ao troféu Fair Play, que premia o cavalheirismo no futebol do continente. 
.
Campeão: Ajax (31° título)
Vice-campeão: Feyernoord
Liga Europa: AZ Alkmaar, Heerenveen, Twente e Vitesse
Rebaixados: Excelsior e De Graafschap
Promovidos: Zwolle e Willem II
Campeão da copa: PSV
.
ESCÓCIA
.
A temporada não foi diferente do que sempre acontece na Scottish PL: Celtic e Rangers dominaram. A surpresa foi o tamanho da superioridade do campeão: o Celtic ficou 20 pontos na frente do arquirrival, que passou por uma crise financeira enorme, não conseguiu aprovar suas contas, faliu, deixou de existir, foi refundado e voltará ao futebol atuando na quarta divisão escocesa. Perde o futebol escocês como um todo, infelizmente. Destaque também para a final da copa do país, que reuniu a "mini Old Firm" de Edimburgo, e teve vitória do Hearts sobre o arquirrival Hibernian
.
Campeão: Celtic (44° título)
Vice-campeão: Rangers
Liga Europa: Dundee e St. Johnstone
Rebaixado: Dunfermline
Promovido: Ross County
Campeão da copa: Hearts
Campeão da copa da liga: Kilmarnock
.
GRÉCIA
.
Com alguma folga, o Olympiacos levou a melhor sobre o rival Panathinaikos e faturou a liga grega - a diferença entre os dois melhores times foi de enormes dezesseis pontos para a terceira equipe da tabela, o PAOK. Decidido o campeão, foi feito um play-off para conhecermos o segundo representante grego na Champions League e os três que irão para a Liga Europa. O vencedor desse quadrangular foi o Panathinaikos e o segundo foi o AEK, mas o segundo time não conseguiu aprovar suas contas e não disputará a competição. 
.
Campeão: Olympiacos (39° título)
Vice-campeão: Panathinaikos
Liga Europa: Atromitos, PAOK e Asteras Tripolis
Rebaixados: Ergotelis, Panetolikos e Doxa Dramas
Promovidos: Panthrakikos, GAS Veria e Platania Chania
Campeão da copa: Olympiacos
.
RÚSSIA
.
No ano de readequação do futebol russo ao calendário europeu, não deu nem graça. Time mais risco do país, o Zenit deu de braçadas e levou o caneco com folga. A briga mais empolgante foi para ver quem seria o vice-campeão - e ficar com a segunda vaga para a Champions League. Melhor para o Spartak Moscou, que desbancou os rivais moscovitas CSKA e Dynamo. Destaque também para o Anzhi Makhachkala, comprado por multimilionários do Daguestão e que ficou num honroso quinto lugar. 
.
Campeão: Zenit (3° título)
Vice-campeão: Spartak Moscou
Liga Europa: CSKA Moscou, Dynamo Moscou e Anzhi Makhachkala
Rebaixados: Tom Tomsk e Spartak Nalchik
Promovidos: Mordovia e Alania Vladikavkaz
Campeão da copa: Rubin Kazan
.
TURQUIA
.
Nos últimos anos, o povo turco viu o Fenerbahçe chegar (muito) longe na Champions League e viu o mesmo clube tornar-se forte continentalmente. Também viu times médios, como o Trabzonspor e o Bursaspor, vencerem a liga local. Enquanto isso, o Galatasaray, dos maiores times da Turquia, vivia seu calvário, batendo recordes negativos com suas colocações. Não mais. Nessa temporada, o Galatasaray superou todos os seus adversários e sagrou-se campeão turco. O destaque negativo foi o terceiro histórico grande do país, o Besiktas. Apesar da quarta colocação, a equipe teve dificuldades financeiras e não disputará a Liga Europa.
.
Campeão: Galatasaray (18° título)
Vice-campeão: Fenerbahçe
Liga Europa: Trabzonspor, Bursaspor e Eskisehirspor
Rebaixados: Ankaragucu, Manisaspor e Samsunspor
Campeão da copa: Fenerbahçe
Campeão da copa da liga: Gaziantepspor
.
BÉLGICA
.
Dos campeonatos mais equilibrados do Velho Mundo, o campeonato belga viu seu maior vencedor ganhar. O Anderlecht, maior time do país e clube belga mais conhecido no planeta, venceu de forma suada a competição com o seu mais direto perseguidor, o Brugge. Em um torneio marcado por várias fases, para definir-se de tudo, quase sempre os mais bem colocados na tabela se deram melhor. 
.
Campeão: Anderlecht (31° título)
Vice-campeão: Brugge
Liga Europa: Genk e Gent
Rebaixados: Sint-Truiden e Westerlo
Promovidos: Charleroi e Waasland-Beveren
Campeão da copa: Lokeren
.
SUÍÇA
.
Quem acompanhou de perto a Champions League logo imaginou o campeão da temporada na Suíça. Após eliminar o Manchester United, o Basel ganhou seu tricampeonato nacional facilmente - isso porque o campeonato suíço é conhecido por seu equilíbrio. A parte triste fica por conta da falência do Neuchâtel Xamax, que viu seu milionário russo abandonar o clube.
.
Campeão: Basel (15° título)
Vice-campeão: Luzern
Liga Europa: Young Boys e Servette
Rebaixado: Neuchâtel Xamax
Promovido: St. Gallen
Campeão da copa: Basel
.
UCRÂNIA
.
O domínio do Shakhtar Donetsk no campeonato ucraniano parece não ter fim. Nos últimos 8 anos, é o sexto título da equipe laranja - a terceira seguida. Dessa vez, porém, foi por pouco. A distância entre o time de Donetsk e o seu principal rival, o Dynamo de Kiev, foi de apenas quatro pontos - pouco para um time tão hegêmonico no país. Os dois times que, aos poucos, tentam barrar a supremacia dos dois times grandes o país, foram os times seguintes na tabela, com destaque para o Metalist Kharkiv.
.
Campeão: Shakhtar Donetsk (7° título)
Vice-campeão: Dynamo de Kiev
Liga Europa: Metalist Kharkiv, Dnipro Dnipropetrovsk e Arsenal Kiev.
Rebaixados: Oleksandriya e Obolon Kiev
Promovidos: Hoverla-Zakarpattia e Metalurh Zaporizhya
Campeão da copa: Shakhtar Donetsk
.
ÁUSTRIA
.
O que mais chamou a atenção no campeonato austríaco, obviamente, não foi sua qualidade técnica. Um dado curioso sobre a Austrian Bundesliga: 35% dos jogos terminaram empatados, o que mostra o equilíbrio da competição. Em uma competição com 36 rodadas o Sturm Graz empatou 15 vezes, uma enormidade. Foram, ao todo, 63 empates em 180 jogos, ou 35% de todos os jogos do certame terminaram com um ponto pra cada equipe. Em campo, o dinheiro do Red Bull Salzburg venceu a tradição de alguns outros time do país.
.
Campeão: Red Bull Salzburg (7° título)
Vice-campeão: Rapid Viena
Liga Europa: Admira Wacker
Rebaixado: Kapfenberger
Promovido: Wolfsberger 
Campeão da copa: Red Bull Salzburg
.
...
Acabamos aqui a lista de campeonatos europeus dos quais eu costumo (ou costumava) falar no blog. Mas ainda temos alguns campeonatos mundo afora que merecem destaque, e o futebol não se resume à Europa. Na próxima postagem, tabelão de competições nacionais africanas, americanas e asiáticas. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :