segunda-feira, 16 de julho de 2012

O poderoso cartola ~ post II de III

>
Dando prosseguimento a minha série sobre Ricardo Teixeira, a segunda postagem é igualmente de julho de 2011 (tal qual a matéria de Daniela Pinheiro, que você pode ver a íntegra aqui), e mostrava o meu sentimento diante da entrevista. Não preciso dizer o quanto fui contrário ao jeito truculento, corrupto, interesseiro e sem inteligência nenhuma de Ricardo Teixeira, e isso fica bem claro.
.
...
.
"Tricky Ricky

Esse é a alcunha pela qual o jornalista escocês Andrew Jennings chama o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Em português, o apelido seria algo mais ou menos como " Ricky trapaceiro ". Nada mais justo para um dirigente que deu uma entrevista como a concedida para a repórter Daniela Pinheiro para a revista Piauí.
.
Na matéria, Daniela grudou em Teixeira num período turbulento para tudo que envolve o presidente da CBF. Era semana de eleição na FIFA, e o Brasil vivia o momento pré-renúncia de Antônio Palocci do ministério da Casa Civil. Teixeira deu diversas declarações de apoio a Palocci, Dilma Rouseff e até mesmo Lula, governante que viveu às turras com a palavra ética, tal qual ele próprio. Além dos políticos, mostra-se as íntimas ligações de Teixeira com outros dirigentes esportivos, como Julio Grondona, presidente da Associação de Futebol Argentina, Nicolás Léoz, presidente da CONMEBOL, e até mesmo João Havelange, ex-presidente da FIFA e antigo sogro de Teixeira. 
.
Na Suíça, em Brasília ou em qualquer lugar, é notável a inteligência limitada do mandatário da CBF. Com vocabulário chulo e fazendo tudo sempre visando o que isso pode render como benefício para ele mesmo, fica claro que a vida do presidente da CBF resume-se a miserabilidades e política. Nos almoços e jantares diversos, recebe-se telefonemas dos mais diversos tipos, com os mais diversos conteúdos, e com as mais diversas reações. Isso sem esquecer da futilidade, que também tem espaço maior do que devia no cérebro já tresloucado do homem que manda no nosso futebol, flagrante na história do casaco de pele de mil euros e no quanto Teixeira sabe da rua Bahnhofstrasse, a Oscar Freire de Zurique.
.
O momento da eleição da FIFA é quase um show de stand-up comedy. Para testar a maquininha de votação, perguntou-se se a eleição ocorria na Hungria - a sede da FIFA fica em Zurique. Quarenta e cinco pessoas responderam que sim. Cerca de 22% de todos os presidentes das federações de futebol do planeta acham que Zurique fica na Hungria, resumidamente. Ao perguntar-se se a Espanha é a atual campeã do mundo, sete pessoas disseram que não. A Copa do Mundo ocorreu há menos de um ano átras e alguns já se esqueceram. Nota-se que Ricardo Teixeira está no lugar certo, junto com pessoas com um QI abaixo da crítica, como o dele. O problema é que esses engravatados comandam o futebol do planeta, não poucos como Hitler e Stálin. 
.
A relação estreita entre a CBF e a Globo também é evidenciada na entrevista. Desde quando marcou um Argentina x Brasil às 19:45h, causando perdas de publicidade terríveis para a emissora carioca, a Globo jamais atacou a entidade que cuida do nosso futebol. E Teixeira só marcou o jogo para esse horário em retaliação a uma matéria que foi ao ar no Globo Repórter durante a CPI da Nike, em 2001, na qual dava a entender que Ricardo Teixeira desviava verda da CBF para seus próprios bolsos - recentemente, Andrew Jennings mostrou que a partir duma empresa de fachada na Europa, a Sanud, Teixeira ganha dinheiro ilícito advindo do futebol. A Globo deveria ter medo, mas atua como cúmplice do presidente, que facilita a vida da emissora carioca em tudo, do poder de escolha do horário dos jogos até a garantia da exclusividade do campeonato para a Globo. Hoje em dia, Teixeira é criticado vêementemente pela Record, e ele diz que não está nem aí pra isso, pois " quanto mais toma pau da Record, mais fica com créditos na Globo ".
.
As citações da entrevista, que já tornaram-se célebres graças ao imenso grau de ignorância e deselegância, não acho que sejam necessárias ser colocadas aqui. Preferi apenas fazer uma pequena análise, sintetizando pontos que achei importantes da matéria, muito bem feita, aliás. Pra quem não teve a chance de ver a entrevista, ela encontra-se nesse link. Apenas veja. Veja e tente não ficar chocado e irado com a pessoa que manda no esporte mais popular do país, o mais forte do planeta. Eu não consegui."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :